sábado, setembro 26, 2015

O Zinco e a origem da Vida



Qual será o ingrediente vital que um planeta morto, como a Terra primitiva, deve ter para que tenha hipótese de vir a ter vida, como aconteceu com o nosso planeta?

Não se trata de qualquer substância, mas sim de uma propriedade – a propriedade da auto-replicação – ingrediente básico da seleção cumulativa. O principal candidato é o ARN. Esta molécula pode replicar-se de forma espontânea, se bem que muito lentamente. Precisa de uma substância catalisadora, como por exemplo o Zinco. Isto é importante, pois nos primórdios não deveria haver enzimas, mas é bastante provável que houvesse Zinco… As “máquinas” replicadoras não “sabem” porque produzem moléculas de ARN; limitam-se a replicar-se e pronto. Mesmo que tivessem capacidade para pensar, não há nenhuma razão evidente para que uma entidade pensadora devesse sentir-se motivada a fazer cópias de si própria.
A seleção cumulativa é a chave de todas as nossas explicações modernas sobre a vida. Ela pode produzir complexidade, enquanto a seleção de passo único não pode. Arranjar um conceptor sobrenatural para a origem da máquina ADN/Proteína é não explicar rigorosamente nada, porque deixa por explicar a origem do conceptor! Se dizemos que Deus/deuses sempre existiram, então porque não dizer o mesmo do ADN ou da vida?

 

Sem comentários: