sábado, agosto 22, 2015

Vulcanismo Açoreano

A localização dos vulcões ocorre preferencialmente em três zonas: limites divergentes e limites convergentes das placas litosféricas ou vulcões intraplacas. 
O vulcanismo açoreano está relacionado com fronteiras divergentes, nomeadamente ao longo do rifte da Terceira e ao nível da crista atlântica. A ilha de S. Miguel nasceu há 4 M. a. e foi crescendo devido à atividade de seis grandes fases vulcânicas que se sucederam no tempo. Destacam-se três aparelhos vulcânicos que ainda se encontram ativos: Furnas, água de pau (também conhecido por fogo) e sete cidades. Nos últimos milhares e milhões de anos estes vulcões tiveram uma importante atividade eruptiva explosiva violenta. 
Mesmo após o povoamento, S. Miguel ficou marcada por várias erupções de que há relatos histórico. A título de exemplo temos a erupção de 1563 na Lagoa do Fogo, que foi descrita por Gaspar Frutuoso. Apesar dos vulcões de S. Miguel se encontrarem numa fase de "repouso", a atividade manifesta-se sobretudo pela emissão de fumarolas e por nascentes termais.
S. Jorge é um vulcão linear que teve atividade efusiva e explosões moderadas. Na ilha Terceira destaca-se o vulcão de Stª Bárbara, na parte ocidental. A ilha do Pico foi inicialmente um vulcão linear, tendo-se concentrado a atividade no extremo ocidental, onde se desenvolveu um cone do tipo central com altitude de 2351 m. 
Da análise da imagem podemos concluir que o complexo vulcânico das Sete Cidades só recentemente ficou ligado ao complexo do Fogo. Até esse momento tínhamos duas ilhas distintas.

Geocronologia - Ilha de S. Miguel




Sem comentários: