sábado, julho 12, 2014

O erro de Kant

Espaço Curvo
Se está convencido de que um triângulo cujos ângulos internos somados não sejam 180º é inconcebível, está em boa companhia, pois essa foi a conclusão de todos, desde Euclides até Emanuel Kant no final do séc XVIII. De facto Kant dedicou parte significativa da sua "Crítica da razão pura" à questão de como poderíamos estar absolutamente certos da veracidade da geometria euclidiana.
Contudo Kant estava enganado. Uma trintena de anos depois, o grande Carl Gauss concebeu um tal triângulo, formado pelas montanhas de Hohenhagen, Inselberg e Brocken, em Hanover, para testar se a soma daria 180º. Embora o triângulo de Gauss não fosse suficientemente grande e a experiência tivesse sido inconclusiva, devido a dificuldades em medir ângulos com precisão, deixou ficar no ar que Euclides e Kant poderiam estar errados...
Contudo em 1919, uma das experiências mais famosas mostrou que a ideia de um espaço curvo não era uma fantasia matemática. De a cordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, publicada 4 anos antes, o espaço é encurvado pela gravidade, o que leva a que a luz nem sempre se desloque em linha reta, pelo menos de acordo com a noção euclidiana de reta. O efeito é difícil de ser detetado, mas a oportunidade surgiu em 1919 com o eclipse total do Sol, visível da ilha do Príncipe (Arquipélago de Sº Tomé). Enquanto sucedia, o físico Arthur Eddington tirou uma fotografia que mostrou as estrelas perto do Sol que não aparentavam estar nos seus locais - exatamente como Einstein previra.


Sem comentários: