terça-feira, fevereiro 12, 2013

Faz hoje 204 anos

que nasceu Charles Darwin, o autor de "A origem das espécies". A primeira vez que tive acesso à obra (já lá vão mais de duas décadas) não percebi grande coisa do que li. Há obras assim - necessitam de conhecimentos prévios para serem entendidas e esta é uma delas! Era uma edição em francês e foi lida na "clandestinidade"... outros tempos - um ano depois, a título de exemplo, José Saramago teria um livro seu "censurado" pelo governo. A inexistência desta obra traduzida em português foi impossibilitando a sua acessibilidade ao público em geral.
Foi com curiosidade e satisfação que descobri esta edição das publicações Europa_America, em 2005. Esta leitura foi bem mais proveitosa - feita de uma forma despretensiosa e "neutra", com outros saberes, entretanto acumulados.
Reconfirmei ser o autor uma personalidade "à frente do seu tempo", pois são de todo extraordinárias as conclusões a que chegou
(ainda por cima na pré-história da Bioquímica e da Genética - os trabalhos de Mendel só mais tarde foram levados a sério pela comunidade científica internacional)! Desfiz, também, algumas ideias menos corretas que tinha acerca da obra... descobri, por exemplo, que a expressão "evolução" só apareceu na 6ª edição da mesma e, ainda, que a expressão "sobrevivência do mais apto" é, afinal, da autoria de Herbert Spencer, filósofo contemporâneo de Darwin.



Sem comentários: