domingo, fevereiro 10, 2013

O génio de Carl Gauss

Com apenas 4 anos detetou um erro nos livros de contabilidade do pai. Aos 10 anos dava espetáculo na aula de aritmética na escola primária, dirigida pelo bruto Buttner, cuja ideia de ensinar os cerca de 100 rapazes a seu cargo consistia em rebaixa-los a um estado de estupidificação aterrorizada ao ponto de se esquecerem dos próprios nomes. Um dia Buttner pediu aos rapazes para calcularem a soma de todos os inteiros desde 1 até 100. Quem resolvesse o problema deveria colocar a ardósia na sua secretária. Buttner pensou que a turma ficaria ocupada por bastante tempo, quando passados poucos segundos, Gauss levantou-se e colocou a ardósia na secretária do professor. Buttner olhou-o desdenhosamente, mas Gauss manteve-se impávido no seu lugar.
Depois de muitas respostas erradas (e reguadas), Buttner chegou à ardósia de Gauss e deu com o número 5050, sem cálculos auxiliares. Assombrado, questionou Gauss como tinha conseguido e quando este lhe explicou, o professor compreendeu que aquele era o acontecimento mais importante da sua vida.

Qual foi o truque de Gauss? Segundo parece, na sua mente visualizou a sequência da soma escrita duas vezes, para a frente e para trás, uma por cima da outra..

.
                1  +   2  +  3  + ... 98 + 99 + 100
      100  + 99  + 98 +  ...  3 +   2 +  1

Existem 100 pares verticais, sendo a soma de cada um igual a 101. Logo a resposta final será 100 x 101 dividido por 2, uma vez que cada número é contado duas vezes. Gauss descobriu uma forma bonita de mostrar que, se somarmos todos os números desde 1 até qualquer número n, a resposta será n vezes (n mais 1), tudo dividido por 2.

1+2+3+...+n = n x (n+1)/2
 
Este método de somar é realmente "tirado do livro".
  

Carl Gauss
 

Sem comentários: