sábado, janeiro 19, 2013

Apologia da Hipocrisia – “mais um a arder na fogueira do neoliberalismo”



Não pretendo defender o atleta Lance Armstrong (o próprio já admitiu a culpa), nem fazer juízos de valor sobre o mesmo...pretendo, apenas, levantar algumas questões paralelas ao caso.
Um olhar mais descuidado, pode dar-nos a ideia que há dois lados bem definidos: o do bom (os outros) e o do mau (Armstrong), como se fosse possível ser assim tão simples.
Ele fez mais de duzentos exames antidoping durante uma década de competições internacionais e ainda por cima nas provas mais importantes do mundo...E nunca foi apanhado? A pergunta a fazer é, antes, como foi tudo isto possível? 
E o que dizer dos patrocinadores? Enquanto Armstrong ganhou, os patrocinadores não quiseram saber de que forma o fazia...O importante é que a sua imagem vendia. Agora que caiu em desgraça, é vê-los a fugir qual ratos que abandonam o navio naufragado...
É o neoliberalismo desenfreado que “alimenta” esta busca incessante pelo desempenho, pela vitória e pela excelência - tendo como finalidade última o lucro, sempre ele... Muitos, seguindo Maquiavel, pensam que os fins (ganhar), justificam os meios (doping, batota, roubo...). Se tivessem lido, antes, Montaigne, saberiam que o fim último da vida não é a excelência, mas sim a felicidade... Armstrong descobriu-o, aparentemente, já depois dos 40!

Sem comentários: