Por
um lado, mais do que a Matemática em si, as pessoas acham pouco
atraentes as respetivas aulas. Como a Matemática se constrói sobre si
mesma, é importante estarmos atualizados quando aprendemos. Quando é
introduzida uma ideia nova (letras em vez de números, números complexos,
trigonometria...) é necessário dominar os conceitos prévios. Os que não
estiverem prontos para dar o salto conceptual quando sujeitos a novas
matérias sentir-se-ão inseguros... (basta ter faltado a uma aula, por
exemplo) gradualmente vão habituar-se a compreender só metade do que o
professor diz e após mais alguns saltos conceptuais falhados instála-se a
desmotivação, a insegurança e a aversão à disciplina.
Por
outro lado, muitas crianças seriam benificiadas se se adotasse uma
abordagem mais abstrata, pois é possível aprender a usar conceitos
matemáticos de forma correta sem se conhecer o respetivo significado.
Pode parecer uma má ideia, mas o uso (regras) é mais fácil de ensinar e,
uma compreensão mais profunda (se é que existe), surgirá depois
naturalmente.
Adaptado de Matemática - Uma breve introdução, Timothy Gowers
1 comentário:
Totalmente de acordo!!!
Enviar um comentário