sábado, dezembro 08, 2012

Aversão à Matemática - 1

Por um lado, mais do que a Matemática em si, as pessoas acham pouco atraentes as respetivas aulas. Como a Matemática se constrói sobre si mesma, é importante estarmos atualizados quando aprendemos. Quando é introduzida uma ideia nova (letras em vez de números, números complexos, trigonometria...) é necessário dominar os conceitos prévios. Os que não estiverem prontos para dar o salto conceptual quando sujeitos a novas matérias sentir-se-ão inseguros... (basta ter faltado a uma aula, por exemplo) gradualmente vão habituar-se a compreender só metade do que o professor diz e após mais alguns saltos conceptuais falhados instála-se a desmotivação, a insegurança e a aversão à disciplina.
Por outro lado, muitas crianças seriam benificiadas se se adotasse uma abordagem mais abstrata, pois é possível aprender a usar conceitos matemáticos de forma correta  sem se conhecer o respetivo significado. Pode parecer uma má ideia, mas o uso (regras) é mais fácil de ensinar e, uma compreensão mais profunda (se é que existe), surgirá depois naturalmente.

Adaptado de Matemática - Uma breve introdução, Timothy Gowers


1 comentário:

Carina Flor disse...

Totalmente de acordo!!!