quinta-feira, julho 08, 2010

Animais superiores Vs. inferiores

Achamos que os chimpanzés são animais superiores e que as minhocas são inferiores e achamos que sempre soubemos o que tal significa. Não é claro que signifique alguma coisa. E mesmo que signifique, pode ter significados diversos.
Porque havemos de escolher os humanos como padrão par julgar os outros organismos? Uma sanguessuga indignada poderá replicar que as minhocas têm a grande qualidade de serem mais parecidas com elas do que com os humanos.
Não há uma justifcação evolucionista para a assunção comum de que a evolução está "dirigida" para os humanos, ou que estes são a "expressão suprema da evolução". É impressionante a frequência com que esta assunção presunçosa se manifesta.
Adaptado de O espectáculo da vida, Richard Dawkins

3 comentários:

Rui Areal disse...

A ideia de progresso escatológico é uma ideia antiga nos humanos e serve para justificar as maiores maldades da nossa história...é preciso abandoná-la rapidamente e assumir a nossa natureza «ocasional»/«acasional»

José Lourenço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Lourenço disse...

Viva, Rui!

Sim, é uma observação pertinente.

Está na altura da humanidade deixar de olhar para o que a rodeia como tendo sido feito à sua medida.

A evolução "dirigiu-se" até nós, mas podería não o ter feito...é um disparate pensar que somos o "pico" dela (não há provas que a evolução procure a perfeição como fim último).

Abraço