sexta-feira, janeiro 08, 2016

O Homo sapiens

O Homo sapiens também pertence a uma família. Este facto banal costumava ser um dos segredos mais bem guardados da História. Há muito que se prefere ver como afastado dos animais. Contudo não é esse o caso. Goste-se ou não, somos membros de uma grande e ruidosa família: os grandes símios. Os nossos parentes vivos mais próximos incluem os chimpanzés, gorilas e orangotangos, sendo os chimpanzés os mais próximos. Há seis milhões de anos uma macaca deu à luz várias filhotes. Uma delas tornou-se antepassado dos chimpanzés, outra delas foi a nossa avó.
De há 2 milhões de anos até há aproximadamente 15 mil anos o mundo era o lar, exatamente ao mesmo tempo, de várias espécies humanas. Talvez a competição pelos recursos tenha degenerado em violência e genocídio. A tolerância não é uma característica sapiens. Nos tempos modernos, pequenas diferenças na cor da pele, no dialeto ou na religião continuam a ser suficientes para levar um grupo sapiens a exterminar outro. 
Quando Charles Darwin deu a entender que o sapiens era apenas mais um animal, muitos sentiram-se (e continuam a sentir-se) ultrajados. Se os Neandertais (ou outros humanos) tivessem sobrevivido, ainda nos imaginaríamos como criaturas à parte?  

Adaptado de "Sapiens, História breve da humanidade", Yuval N. Harari

Sem comentários: