segunda-feira, novembro 23, 2015

do Deslumbramento e da Ciência



Os meus pais não tinham formação científica nem sabiam nada de Ciência. Mas, ao porem-me simultaneamente em contacto com o ceticismo e o deslumbramento, ensinaram-me os dois tipos de pensamento que estão na base do conhecimento científico e que são tão difíceis de conciliar. Embora vivessem a um passo da pobreza, quando anunciei que queria ser astrónomo, recebi um apoio incondicional. Gostaria, também, de falar dos professores de Ciências que me estimularam na escola Primária ou no Liceu. Quando recordo esses tempos, vejo que não existiu nenhum. Havia uma memorização maquinal dos conteúdos. Não havia um sentimento de exultação e de deslumbramento, o menor vestígio de evolucionismo e nada sobre ideias erradas em que em tempos toda a gente acreditara. Na universidade os meus sonhos tornaram-se realidade: encontrei professores que não só compreendiam a Ciência, como também eram capazes de a explicar. Mas ao olhar para trás, parece-me que o essencial não aprendi com os professores, mas com os meus pais, que não sabiam nada de Ciência...No ano de 1939, levaram-me à feira mundial de Nova Yorque, onde pude desfrutar das últimas maravilhas da tecnologia - fiquei deslumbrado. Os meus pais poderiam ter gasto o dinheiro noutras prioridades, mas levaram-me à dita feira...

Adaptado de Um mundo infestado de demónios, Carl Sagan

Sem comentários: