sábado, junho 06, 2015

Obrigatoriedade do ensino público

O debate sobre o ensino público, obrigatório e gratuito, marcou profundamente a sociedade ocidental durante o séc. XIX. Dos argumentos a favor , destacam-se:

- o primeiro foi o da "coesão nacional"através da formação de cidadãos, não só conscientes dos seus direitos e deveres, mas também "amantes da pátria"- Não terá sido por acaso que foram os países que enfrentaram ameaças externas  que de uma forma mais precoce e rápida desenvolveram os seus sistemas de ensino.

- o segundo foi o da laicização, especialmente onde a oferta educativa estava dominada pelas organizações religiosas. Deste modo o Estado não tinha controlo "total" sobre os seus cidadãos. Daí o entender a educação como uma atividade do domínio público e não algo associado às crenças e práticas religiosas que eram do domínio privado dos cidadãos. A ideia de liberdade cívica não era compatível com a interferência do poder religioso no domínio da educação.

Ter cidadãos mais instruídos significa, em teoria, uma vantagem competitiva no âmbito do desenvolvimento regional/nacional.


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