sábado, maio 30, 2015

O dilúvio universal - realidade ou ficção?



Há cerca de 12 mil anos a idade do Gelo estava perto do fim. Enquanto os glaciares recuavam a água invadiu terra firme. Em 5000 a. C pouca restava do lençol de gelo que cobrira outrora a América do Norte e a Europa. O nível do mar subiu cerca de 100 metros em muitos locais.

Há um conto Babilónico que fala de uma decisão divina para destruir todos os que viviam na Terra (deuses cruéis e caprichosos…), excetuando um governante chamado Atrahasis. Foi aconselhado por Deus a construir um barco para salvar a sua família e animais. Quando as águas subiram ele navegou e salvou-se a si e aos seus. Um verdadeiro Atrahasis (“o muito inteligente”) reinou na Suméria cerca de 3000 a. C. Escavações do que resta da sua cidade, mostram sinais de uma subida gigantesca do Eufrates nessa época. As tabuinhas de argila falam da morte da maior parte dos habitantes, com o rio tão cheio de cadáveres  que pareciam gafanhotos.Também no Egito as cheias catastróficas eram frequentes, originando tantas outras lendas…
As costas do mar Negro apresentam vestígios de alterações rápidas do nível das águas mais ou menos por essas alturas. Cem metros abaixo da costa atual encontra-se uma antiga linha de costa com cerca do 5000 a. C. No final da idade do gelo as águas salgadas do Mediterrâneo transpuseram uma barreira onde hoje se encontra o estreito do Bósforo e encheram a bacia em poucas semanas. Os fósseis de caramujos do delta do Danúbio mostram que o mar Negro terá sido um lago de água doce até cerca de 9000 a. C, progredindo daí para cá para água salgada. A inundação súbita expulsou os seus habitantes e deu origem a uma lenda do dilúvio nas margens deste mar…da Anatólia a lenda terá saltado para o Médio Oriente…e pelo caminho fica o monte Ararat.

Adaptado de "A promessa da serpente"
Steve Jones

Sem comentários: