sábado, março 29, 2014

Kit anti-disparates

Deus Janus
A cultura publicitária está cheia de informação distorcida e omissões. A promoção, em especial por especialistas constitui uma fonte constante de ilusão. Tom Paine advertiu que habituarmo-nos a mentiras prepara o terreno para muitos outros males. Mesmo figuras proeminientes (como antigos presidentes americanos) consultavam regularmente astrólogos e místicos antes de tomarem decisões de estado!
Quando os governos e as sociedades perdem a capacidade de reflexão crítica, os resultados podem ser catastróficos!


Algumas medidas úteis para deteção de disparates:


a) Confirmação independente de dados;
b) Encorajar o debate entre diferentes pontos de vista;
c) Os argumentos das "autoridades" não são infalíveis;
d) Use mais do que uma hipótese;
e) Não fique preso a uma hipótese, só porque lhe é querida;
f) Quantifique, sempre que possível;
g) Verifique se a hipótese pode ser refutada;
h) Efetue experiências de controlo;
i) Use a navalha de Occam - esta regra diz-nos que quando confrontados com duas hipóteses que explicam os dados igualmente bem, devemos escolher a mais simples.


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