sábado, fevereiro 01, 2014

Telomerase - O elixir da juventude?

Um humano adulto resulta de divisões sucessivas de uma única entidade - o ovo ou zigoto. Isto implica que os cromossomas tenham sido «fotocopiados» - através de mitoses sucessivas - vezes suficientes para esbater a mensagem que contêm.
As copiadoras de ADN, polimerases, não podem começar mesmo no início da cadeia do mesmo. Devido a esse facto, o "texto" vai ficando mais curto de cada vez que é duplicado. Imaginemos uma fotocopiadora que faz cópias de um texto, mas começa sempre na segunda linha e acaba na penúltima!
A forma de ultrapassar este problema é começar e acabar cada página com informação não essencial, isto é, sem sentido! É exatamente isto que ocorre nos cromossomas. Na sua parte terminal ocorre uma sequência de "texto" sem sentido - a "palavra" TTAGGG - repetida cerca de 2000 vezes! É este pedaço que recebe o nome de telómero.
Cada vez que o cromossoma é copiado uma pequena parte do telómero é deixada para trás (não aparecendo na nova cópia). Ao fim de algumas centenas de cópias, o telómero está tão curto que genes essenciais - com sentido - correm o risco de não serem replicados. Os telómeros decrescem ao ritmo de 31 "letras" por ano, o que quer dizer que a partir de uma certa idade, nos estaremos a aproximar perigosamente da não replicação de genes essencias (ficando, assim, as novas células com cromossomas sem genes essenciais).
E porque razão não enfrentam este problema as células sexuais? Bem...nestas temos a presença de telomerase, cuja função é reparar as pontas desfiadas dos cromossomas, voltando a aumentar os telómeros. O "problema" é que os genes que produzem a telomerase são desativados na sua maioria a partir de certa altura, ainda durante a fase embrionária. A falta de telomerase causa, falando nua e cruamente, o envelhecimento (constata-se que tecidos envelhecidos têm cromossomas mais curtos). Mas não se pense que a telomerase resolveria todos os problemas. Aliás, é curioso constatar que as células dos tumores malignos voltam a activar esses genes, sendo por isso - ironicamente - potencialmente imortais!

Sem comentários: