segunda-feira, outubro 02, 2023

Heme Vs. Clorofila

[quantas semelhanças 🤔]


Heme - O grupo heme faz parte das hemoproteínas, como a hemoglobina (responsável pela cor vermelha do sangue), mioglobina, citocromos, catalases... As funções das hemoproteínas incluem, entre outras, ligação e transporte de oxigénio na corrente sanguínea, transferência de eletrões, catálise...

Clorofila - É o pigmento verde das plantas responsável pelo processo de fotossíntese, em que a energia solar é transformada em energia química. O fluxo de eletrões "produzido" pelos pigmentos de clorofila gera a energia necessária para a produção de ATP ao nível dos cloroplastos.

Assim, tanto no grupo heme quanto na clorofila ocorrem reações oxi-redox (transferência de elétrões), indispensáveis à vida.

E porque são tão parecidos? Bem, em termos evolutivos a via biossintética dos tetrapirrólicos (como a clorofila e o heme) foi conservada, com pontuais alterações evolutivas ao nível do elemento do grupo prostetico. Ou seja, essa via terá tido origem num ancestral comum que deu origem a todos os outros.

Sem comentários: