sexta-feira, novembro 07, 2014

dos Estereótipos (o exemplo de James Clark Maxwell)

Equações de Maxwell
Os estereótipos abundam. Os grupos étnicos são marcados por estereótipos, bem como os cidadãos de outros países e religiões, os sexos e as preferências sexuais. Deve-se a preguiça intelectual (para além de ignorância), pois em vez de avaliar as pessoas pelos seus méritos e defeitos, concentra-mo-nos apenas numas quantas informações redutoras sobre eles.

James Clark Maxwell nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 1831. Era uma criança irrequieta e sempre a fazer perguntas. Quando chegou à escola chamaram-lhe pateta. Apesar de bem parecido vestia-se sem cuidado e o seu provincianismo escocês na maneira de falar e nos modos era motivo de escárnio, sobretudo na altura em que entrou para a faculdade. Era o estereótipo do palerma. Muitos anos mais tarde, em 1872, na sua conferência inaugural como professor de Física da Universidade de Cambridge, aludiu ao estereótipo de palerma:

"Não há muito tempo, qualquer homem que se dedicasse á geometria ou qualquer outra ciência que exigisse uma dedicação continua, era considerado um misantropo..."

Equações de Maxwell no vácuo
O maior contributo de Maxwell foi a sua descoberta de que a electricidade e o magnetismo se associam para se tornarem luz...o que esteve na base da descoberta do rádio, da televisão e do radar, entre outros. Ele não previa essas descobertas, até porque os seus trabalhos foram altamente matemáticos. São necessários muitos anos de física universitária para compreender as suas equações, em especial de um ramo da matemática chamado cálculo vetorial. Um vetor é qualquer quantidade com uma intensidade e uma direção. E e B representam os campos eléctricos e magnéticos. O triângulo chamado nabla expressa o modo como os campos eléctricos ou magnéticos variam no espaço tridimensional. J representa uma densidade de corrente eléctrica. A letra grega minúscula ró representa a densidade de corrente eléctrica, enquanto os restantes elementos não são variáveis, mas propriedades das substâncias em que E e B são medidos. Foi então que Maxwell se fez a si mesmo a estranha pergunta: qual seria o aspeto das equações no vácuo? Concluiu brilhantemente que as equações deviam representar a natureza e esta era, segundo ele, bela e elegante. Este juízo estético por parte de um físico "palerma", totalmente desconhecido, contribuiu mais para a nossa civilização ser como é do que a maioria dos governantes das últimas décadas. Ruminando nas descobertas de Maxwell, anos mais tarde, Albert Einstein escreveu: "A poucos homens no mundo foi concedida uma experiência semelhante...foi um privilegiado ao contemplar o significado das duas próprias descobertas". Foi com base nas suas ideias que anos mais tarde, Einstein, elaborou a teoria da relatividade restrita.

James Clark Maxwell, ao contrário de outros cientistas britânicos, nunca foi condecorado (e nem sequer tinha divergências com a Igreja Anglicana)... Talvez fosse demasiado pateta... 


Sem comentários: