sábado, agosto 09, 2014

Os 3 sábios

Uma lenda antiga fala-nos de três homens sábios (Sol, Zon, Hsu) de três impérios diferentes que procuraram asilo num reino pacífico. A rainha do reino pacífico, ela própria muito sábia, questionou os três sábios por que razão, já que eram tão sábios, não haviam conseguido impedir que os seus reinos entrassem na guerra. (Aparentemente, a guerra entre os três impérios devia-se aos maus conselhos dos sábios, uma vez que cada um pensava ser mais sábio que os restantes).
A rainha, astuta, clarificou que não havia lugar para três inimigos espertos no seu reino, propondo-lhe escolher entre deixarem todos o seu reino, ou então ficar, mas ter de enfrentar uma prova em que dois deles teriam de morrer. As regras são simples. Irei pedir-vos para resolverdes um enigma que nenhum dos meus súbditos foi capaz de resolver. Aquele que o resolver primeiro viverá e terá grandes honrarias, os outros terão de morrer. Mais uma vez, os três sábios convencidos de que eram mais sábios que os outros dois e desejando vê-los mortos, aceitaram o desafio. Escolheram ficar.
A rainha vendou os olhos aos três sábios e depois pintou um ponto na testa de cada um, pedindo aos seus cidadãos que atentassem na cor de cada ponto, mas estando proibidos de comunicar com os sábios. Os cidadãos viram que todos os pontos eram vermelhos. A rainha retirou a venda aos sábios, confrontando-os com o seguinte: pintei um ponto vermelho ou verde nas vossas testas. Levantai a mão direita se virdes um ponto vermelho em pelo menos uma das testas à vossa frenteUma vez que cada sábio tinha um ponto vermelho pintado na testa, cada um deles viu que os outros tinham pontos vermelho pintados na testa e por isso levantaram a mão.
- Agora - ordenou a rainha,- sem falardes e usando apenas a informação fornecida, tendes de descobrir a cor do ponto na vossa própria testa. O primeiro sábio a fazê-lo e explicar como o conseguiu viverá.
O primeiro sábio pensou: "Os outros dois levantaram as mãos. Portanto, cada um deles vê um ponto vermelho. Eu posso ver que cada um deles tem um ponto vermelho na testa. Mas eles levantariam a mão caso o ponto da minha testa fosse vermelho ou verde. Portanto não há forma de eu saber se o ponto na minha testa é vermelho ou verde!".
O segundo sábio efetuou um raciociocínio semelhante, concluindo que o enigma era insolúvel.

Passaram dez minutos.

Subitamente o terceiro sábio exclama: "o ponto na minha testa é vermelho!", explicando de seguida o seu raciocínio:

Primeiro pensou: "não há forma de eu saber a resposta olhando apenas do meu ponto de vista. O que eu vejo do meu ponto de vista seria o mesmo quer o meu ponto seja vermelho quer seja verde. Mas o enigma deve ter uma resposta e se não a descubro depressa, um dos outros sábios o fará, e eu morro. Tenho, portanto, de procurar a resposta de outro ponto de vista. Se ao menos eu pudesse ver aquilo que Zon e Hsu estão a ver do seu ponto de vista...espera, é isso, talvez eu posso ver como é que eles vêm as coisas.
  • Zon tem um ponto vermelho na cabeça, mas não o sabe. O que ele sabe é que Hsu tem um ponto vermelho e que eu, Sol, tenho seja qual for a cor que tenho.Suponha-se que tenho um ponto vermelho. Então Zon estaria na mesma situação em que eu estou agora, nomeadamente a de ver dois pontos vermelhos, e portanto não conseguia resolver o enigma.
  • Suponha-se, agora, que eu tenho um ponto verde. Nesse caso Zon vê que eu tenho um ponto verde e que Hsu tem um ponto vermelho. Mas, se eu tenho um ponto verde e Hsu  tem um ponto vermelho, Zon iria raciocinar assim: "Sol tem um ponto verde, e Hsu levantou a mão, indicando que vê pelo menos um ponto vermelho, uma vez que Sol tem um ponto verde,  e o ponto vermelho que Hsu vê tem de ser o meu (Zon). Logo, eu (Zon) tenho um ponto vermelho.
  • Hsu também tem um ponto vermelho mas não o sabe. O que ele sabe é que Zon tem um ponto vermelho e que eu - Sol - tenho seja qual for a cor que tenha. Logo, Hsu está exatamente na mesma situação que Zon. Logo, se eu tivesse um ponto verde, Hsu iria acabar por conseguir descobrir que também ele tem um ponto vermelho.
  • Mas, e uma vez que já se passaram dez minutos, e nem Zon nem Hsu descobriram que tinham um ponto vermelho, eu também tenho de ter um ponto vermelho!
  • Sol sobreviveu e os outros dois sábios foram mortos...
  • Sol conseguiu resolver o enigma olhando para a situação do ponto de vista dos outros sábios.
Devemos aprender a vernos a nós próprios e ao mundo de diferentes perspetivas, pois pode ajudar-nos a não "perder a cabeça", como aconteceu a Zon e a Hsu. Podemos esquecer-nos desta história, mas talvez um dia seja útil caso encontremos alguém com um ponto vermelho na testa...

Adapatado de Sabedoria sem respostas, Daniel Kolak e Raymond Martin

Sem comentários: