Um grupo de psicólogos de Berkeley liderados por Mark Rosenzweig
realizaram uma série notável de experiências sobre as alterações cerebrais
provocadas pelas aprendizagens. Criaram duas populações de cobaias - uma num
ambiente monótono e repetitivo e a outra num ambiente variado e vivo. O segundo
grupo manifestou um grande aumento da massa e espessura do córtex cerebral.
Ficou demonstrado que as transformações fisiológicas acompanham a experiência
intelectual e mostram a plasticidade do cérebro. Uma vez que o aumento de massa
do córtex cerebral pode facilitar as aprendizagens futuras, revela-se
claramente a importância de ambientes enriquecidos durante a infância."A ignorância gera mais confiança do que o conhecimento. Os que sabem pouco estão cheios de certezas" Charles Darwin
quinta-feira, maio 23, 2013
Aprendizagem - a importância dos estímulos
Um grupo de psicólogos de Berkeley liderados por Mark Rosenzweig
realizaram uma série notável de experiências sobre as alterações cerebrais
provocadas pelas aprendizagens. Criaram duas populações de cobaias - uma num
ambiente monótono e repetitivo e a outra num ambiente variado e vivo. O segundo
grupo manifestou um grande aumento da massa e espessura do córtex cerebral.
Ficou demonstrado que as transformações fisiológicas acompanham a experiência
intelectual e mostram a plasticidade do cérebro. Uma vez que o aumento de massa
do córtex cerebral pode facilitar as aprendizagens futuras, revela-se
claramente a importância de ambientes enriquecidos durante a infância.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário