domingo, abril 07, 2013

Inteligência Emocional e Liderança

Capacidade de compreender as emoções dentro de si mesmo e dentro de outras pessoas e usar essa compreensão para (re)orientar o comportamento.
Quando líderes com elevado nível de desempenho foram comparados com líderes com nível mediano de desempenho, descobriu-se que cerca de 90% da diferença poderia ser atribuída a diferenças na inteligência emocional. A inteligência emocional cresce em importância na liderança à medida que uma pessoa se passa a movimentar na direção de níveis mais elevados dentro da administração. O alcance da verdadeira excelência na liderança, depende adicionalmente da presença da inteligência emocional. A título de exemplo: alguém com baixo nível de inteligência emocional, pode deixar de identificar sinais de stress dos membros da organização, não conseguindo, deste modo, gerir potenciais situações de conflito.

Componentes da inteligência emocional:

1. Autoconhecimento (humor, emoções, instintos...)
2. Auto-regulação (pensar antes de agir, controlar impulsos...)
3. Motivação (trabalhar por outros motivos que não apenas monetários...)
4. Empatia (compreender as emoções dos outros...)
5. Habilidade social (construir redes sociais, liderar relacionamentos...)

Adaptado de Administração, Conceitos fundamentais, Schermerhorn (2004). Ohio Univertsity. LTC editora.
 

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