domingo, outubro 28, 2012

O Estado, a TV, a Educação dos jovens e "cenas" afins...

O estado não pode tomar conta de todos...cada um tem de fazer por si, de se valorizar e de encontrar o seu próprio caminho, sem esperar que o estado lhe resolva os problemas de emprego, transporte, habitação, saúde... Daí a importância de ter conhecimentos, cultivar saberes, ter gosto em aprender e ter a capacidade para utilizar os conhecimentos adquiridos e pô-los ao serviço da resolução de problemas.
O gosto em aprender, o prazer da leitura e o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que vão marcar o modo de ser, são os aspetos essenciais no processo de formação dos jovens. É na área do "currículo informal" ou "currículo escondido" que residem os aspetos mais sensíveis da formação dos jovens.

É preocupante que muitas pessoas tenham a TV como fonte principal de informação. A informação na TV não tem de ser exata, uma vez que o seu objetivo é ser espetacular e não rigorosa. As pessoas julgam que viram o que se passou sem questionarem que o que viram foi o que lhe quiseram mostrar e que era, naturalmente, a parte espetacular da história.
O problema não está no facto de a TV não educar, mas no de educar de mais e com uma força irresistível; não é que transmita mitologias falsas, apenas desmistifica e dissipa sem contemplações as brumas cautelares da ignorância que costumavam rodear as crianças para que continuassem a ser crianças. (...) A TV rompe esses tabus e mostra tudo: cenas de sexo, chacinas, políticos a mentir ou de que outras pessoas fazem pouco daquilo que os seus pais lhes dizem merecer veneração. Acresce que, para se ver TV, não há necessidade de uma aprendizagem prévia...deste modo pôs-se fim à fatigante barreira que era necessário para aceder aos livros. Nada é mais subversivo em termos educativos que um televisor; faz com que as crianças aprendam tudo, sem observância dos trâmites pedagógicos. A batata quente fica para a escola - tem que ajudar as criancinhas a organizar toda essa informação, que os pais não souberam controlar/dosear...

Adaptado de:
Se não estudas, estás tramado, Eduardo Marçal Grilo
O valor de educar, o valor de instruir, Fernando Savater

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