domingo, setembro 09, 2012

do Insucesso Escolar

O insucesso escolar deve-se, entre outras razões *, a alguns aspetos de ordem legal.

  • A lei não protege o direito a estudar. A educação é um direito, mas há alunos que boicotam as aulas, violando sistematicamente o direito dos que querem aprender - os que boicotam as aulas estão "mais protegidos" do que prejudicados.
  • Não existe ensino obrigatório. Obrigatório é estar na escola, mas não é obrigatório estudar, nem respeitar colegas e professores, nem acatar normas.
  • Há alguma confusão entre aprender e estar encarcerado. Estudantes com 15 anos que dão erros ortográficos ou que não sabem a tabuada, não aprenderam - estiveram apenas encarcerados na escola.
  • O ensino obrigatório até aos 18 anos impede os jovens com mais de 15 anos de optar por outras vias. Estes jovens não só não vão estudar, como irão perturbar o estudo dos outros. Impedindo que decidam o seu futuro por outra via (em parceria com a família, naturalmente), deixa-se que decidam o dos outros...
  • Outro dos males é a proliferação de "especialistas" em educação. Não dizem mais do que vacuidades, obviedades, tolices e disparates. Querem perceber? "Saltem para o ringue", ou então abstenham-se...
* - ver post anteriores sobre a socialização primária

Sem comentários: