domingo, agosto 05, 2012

Sugestões de Leitura

Com as férias à porta, ficam as sugestões:


Trata-se de uma obra deliciosamente provocadora, que o ajudará a entender a filosofia como uma atividade de questionamento e raciocínio. São 14 capítulos cheios de vivacidade, onde aprenderá a evitar as respostas fáceis e a abordar frontalmente as perguntas que a todos nos "atormentam". Aprenderá a abandonar as respostas preconcebidas assim como a pensar de forma crítica nas ideias filosóficas que podem transformar a sua vida.



Nesta obra excitante e controversa, Carl Sagan explica-nos por que razão o pensamento científico é essencial para a salvaguarda das nossas instituições democráticas e civilização tecnológica. Desmonta, também, alguns dos mais populares mitos e pretensões da "pseudociência", refutando convincentemente o argumento de que a ciência destrói a espiritualidade. Um Mundo Infestado de Demónios é a mais pessoal das obras do cientista. Entre a evocação de experiências da sua infância e o relato de grandes aventuras e descobertas do conhecimento, Sagan mostra-nos de que modo o método do pensamento científico pode ajudar-nos a eliminar os preconceitos e a atingir verdades tantas vezes surpreendentes.



A matemática é talvez a linguagem global mais bem sucedida de sempre. Embora não nos tenha permitido construir uma Torre de Babel, tornou possíveis feitos anteriormente tidos como irrealizáveis: a electricidade, os aviões, a bomba nuclear, a chegada à Lua, e a compreensão da natureza da vida e da morte. O tema deste livro é a descoberta das cinco equações que conduziram, em última análise, a estas realizações extraordinárias. Por outro lado, na linguagem da matemática, as equações são como poesia: estabelecem as verdades com uma precisão única, condensam vastas quantidades de informação em poucas palavras e muitas vezes são de difícil compreensão para o não iniciado; e, tal como a poesia nos ajuda a encarar as nossas profundezas interiores, a matemática ajuda-nos a olhar para além de nós -- se não até ao céu, pelo menos até ao limite do universo visível.

Sem comentários: