domingo, junho 03, 2012

Administração - parte II (da Liderança)

De acordo com pesquisas, os líderes mais respeitados foram descritos como competentes, otimistas, inspiradores e com credibilidade. Algumas das caratecrísticas que um líder deve ter são o dinamismo, desejo de liderar, a motivação, a honestidade, a integridade, a autoconfiança, a inteligência, o conhecimento e a flexibilidade. O estilo de liderança corresponde ao padrão recorrente de comportamentos exibidos por um líder. A maior parte das pesquisas sobre liderança concentra-se no grau em que um estilo de liderança exibe preocupação com a tarefa a ser realizada e/ou preocupação com as pessoas que estão a realizar a tarefa.

É importante lembrar duas "âncoras" da liderança em qualquer lugar e em todos os lugares onde alguém aceita liderar:

1)Trabalho árduo;
2)Trabalho íntegro.

Liderança representa trabalho. Um bom líder estabelece objetivos, prioridades e padrões. Bons líderes cercam-se de pessoas talentosas - não têm medo em desenvolver subordinados fortes e capazes. Não culpam os outros quando as coisas correm mal. A liderança efetiva não consiste em "ser esperto", mas sim em "ser consistente".
Liderança representa integridade, honestidade, credibilidade e consistência em colocar valores em ação. Os líderes devem estabelecer elevados padrões éticos e servir de exemplo aos seus seguidores. São fundamentais para a noção de liderança moral. Respeitam verdadeiramente outras pessoas e auxiliam-nas a fazer o seu melhor. Acima de tudo nunca esquecer a regra de ouro: gerem-se coisas mas líderam-se pessoas!

"Quando as pessoas em posição de liderança comprometem os seus valores morais, provocam mais do que danos físicos. A indiferença aos valores morais também contribui para criar uma atmosfera de cinismo moral que, tal como o cancro, corrói a saúde moral da sociedade." (Kanungo e Mendonça, 1996)
Adaptado de Administração, Conceitos fundamentais, Schermerhorn (2004). Ohio Univertsity. LTC editora.

Sem comentários: