domingo, maio 27, 2012

Administração - Parte I

Administração, corresponde ao processo de Planear, Organizar, Liderar e Controlar (P.O.L.C) a utilização de recursos para atingir objetivos de desempenho.

Planear - Processo de fixar objetivos e determinar o que fazer para a sua consecução.
Organizar - Atribuir tarefas, alocar recursos e combinar atividades visando implementar planos.
Liderar - Despertar o entusiasmo e direcionar esforços para atingir os obejtivos organizacionais.
Controlar - Medir o desempenho e proceder visando assegurar os resultados desejados.

As organizações estão a modificar-se rapidamente; a própria natureza do trabalho também; a economia global é dirigida pela inovação e pela tecnologia; até mesmo o conceito de sucesso, pessoal e organizacional, está evoluindo. A sociedade, nos dias de hoje, demanda nada menos do que o melhor, por parte de todas as suas instituições. Os líderes sabem que o sucesso requer compromissos extraordinários no que tange a comportamentos éticos, eficiência operacional, uso da tecnologia, qualidade do produto (saber) e satisfação do cliente.
Jack Welch (dirigiu a General Electric) reconheceu que o sucesso é construído com base no talento das pessoas - "temos que envolver todas as pessoas na organização", diz ele. As pessoas - aquilo que sabem e aquilo que fazem com o que sabem e aprendem - constituem os fundamentos essenciais do desempenho organizacional.

Uma Organização representa um grupo de pessoas que trabalham juntas numa divisão de trabalho para atingir objetivos comuns. Representam sistemas abertos, que interagem com o seu ambiente num processo de "transferir recursos" de entrada (input) em produtos de saída, na forma de mercadoria e/ou serviços prestados/finalizados.

Adaptado de Administração, Conceitos fundamentais, Schermerhorn (2004). Ohio Univertsity. LTC editora.

Sem comentários: