quinta-feira, março 29, 2012

Autonomia e desafios das Escolas

Trabalho de equipa
É hoje reconhecido, em muitos setores, que o papel desempenhado perante a comunidade educativa é diferente de escola para escola. Significa isto que a autonomia de cada estabelecimento de ensino é a capacidade que cada um destes estabelecimentos tem para definir o seu projeto educativo e o seu modelo de gestão e organização.

Os principais desafios são:

- A autonomia e o sistema de gestão das escolas;
- A formação do corpo docente;
- A aplicação generalizada das TIC's;
- A consolidação de uma cultura científica e um ensino assente numa base experimental;
- O combate ao abandono e exclusão escolares;
- A promoção do ensino/aprendizagem ao longo da vida.

É, assim, necessário definir:

1 - O nível de participação que devem assumir os professores e os pais no processo de gestão e administração escolar;
2 - Estabelecimento de regras claras que permitem às escolas obter financiamentos outros que não apenas os que têm origem no orçamento de estado;
3 - O reforço e a consolidação de "cultura de escola" que assenta em lideranças fortes, em corpos docentes estáveis e motivados e ainda em projetos de escola que, ano após ano, vão sendo aperfeiçoados;
4 - A responsabilização dos pais no processo eductivo enquanto responsáveis últimos da educação dos seus filhos.
Adaptado de Se não estudas estás tramado, Marçal Grilo

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