O essencial na formação dos professores é o conhecimento da matéria que ensinam. Para terem à-vontade no ensino e poderem praticar métodos ativos - por exemplo, envolvendo os alunos em projetos e atividades mais livres - necessitam de ter uma boa cultura geral, serem cidadãos informados e conhecerem bem as matérias. Muitas escolas superiores concentram-se no ensino de teorias e métodos pedagógicos, esquecendo os conteúdos disciplinares.
O ensino tem de formar elites, mas também tem de acompanhar os menos favorecidos ou menos dotados e apresentar-lhe vias alternativas. Não se pode passar sistematicamente alunos mal preparados, mas também não se pode retê-los sem lhes oferecer ajudas especiais e vias alternativas, profissionalizantes ou com ritmos menos exigentes. Mas o princípio inviolável deve ser sempre o do registo honesto dos patamares alcançados por cada estudante. Os bons professores sabem há muito o que os teóricos da pedagogia romântica querem que eles esqueçam.
Adaptado de "O eduquês em discurso direto", Nuno Crato
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