quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Ensino e coação

A autoridade dos maiores propõe-se aos menores como uma colaboração que é necessária. Mas em certas ocasiões, terá também de se lhe impor. E é disparatado aplicar o princípio democrático segundo o qual tudo é decidido entre iguais, porque as crianças não são iguais aos seus professores. Para que cheguem a ser iguais em conhecimentos e autonomia, é que estão a ser educados.
Nenhuma criança quer aprender aquilo que lhe dá trabalho assimilar e lhe tira o precioso tempo que deseja dedicar aos seus jogos. Em certa medida o conhecimento tem de ser imposto, pelo menos nos primeiros anos de ensino.
Não perguntamos aos nossos filhos se querem nascer, ou se querem aprender. Impomos-lhe a humanidade, tal como a concebemos, da mesma maneira que lhe impomos a vida.
Mas só passando pela educação, poderemos mais tarde libertar-nos dessa mesma tirania.Todos os bons professores conhecem a sua condição suícida: indispensáveis no início, o seu objetivo é formar indivíduos capazes de dispensarem o seu auxílio, de esquecerem e desmentirem aqueles que os ensinaram.

Adaptado de O valor de educar, o valor de instruir, Fernando Savater

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