domingo, janeiro 22, 2012

Disparates e Pedagogia...

Devemos dar-nos ao trabalho de desmontar cuidadosamente os disparates mesmo que seja um trabalho intediante. Como ensinar a competência de fazer uma conta de dividir sem se ter conhecimento prévio da tabuada? E para que os alunos tenham os conhecimentos necessários prévios a qualquer competência, não há remédio senão exigir-lhes que estudem. Sim, ensinar a lição, como sempre se fez, sem complexos e nem medo de parecerem professores absoletos, caducos ou nostálgicos e dar má nota a quem não sabe.
E se um aluno ficar traumatizado por ter má nota, que se aguente. Quantas mais coisas soubermos, mais coisas novas poderemos aprender, pois*:
  • para aprender algo novo apoiamo-nos no que já sabemos. Quanto mais soubermos, mais pontos de apoio teremos para aprender coisas novas.
  • a sede de aprender tem a particularidade de que quanto mais sabemos, mais vontade temos de saber mais.
  • o conhecimento adquirido é resultado do trabalho. Esses hábitos de trabalho serão úteis no futuro para aprender mais.
 Adaptado de O valor de educar, o valor de instruir, Ricardo Castillo


*Vários estudos de psicólogos americanos indicam que a correlação entre auto-estima e os resultados escolares é extremamente pequena, na ordem dos 10%, enquanto que a correlação entre a aprendizagem num ano e os resultados em anos posteriores é muito elevada (quase 90%) - o que leva a concluir que a preparação académica é o fator decisivo para o sucesso.

Sem comentários: