Os processos do pensamento dependem do funcionamento cerebral, ou seja, possuem uma origem orgânica ou biológica. A mente reflecte, afinal, um conjunto de funções do cérebro. Por conseguinte, qualquer alteração mental será orgânica. Infere-se que os processos mentais se encontram dependentes do funcionamento das sinapses neuronais. Estas têm três estados ontogénicos. Numa primeira fase ocorrem no ser em desenvolvimento; de seguida ocorre uma validação destas sinapses e a modelação de novas. Por fim, e ao longo da vida, haverá uma regulação da eficácia das sinapses. Se numa primeira fase se "construírem" sinapses "erradas", será difícil "desconstruí-las" na idade adulta...
Adaptado de A educação dos genes, Luís Bigotte de Almeida
2 comentários:
É incrível como mente e cérebro se relacionam diretamente. Apesar de a mente ser inacessível à luz da ciência, ela depende do funcionamento do cérebro, validando o pensamento já criado por Descartes sobre o problema mente-corpo não desvendado até hoje.
Viva, Diego.
Obrigado pelo comentário.
Sim, momentos antes do surgir qualquer pensamento ocorre actividade cerebral, o que prova que aquele não é "nada mais" do que o resultado da actividade biológica/orgânica do cérebro - daí o título do post "a mente biológica".
Volte sempre.
saudações
Enviar um comentário