sábado, abril 24, 2010

Evolução_1

A maior parte da mudança evolutiva é invisivél à obervação ocular directa. Grande parte dela ocorreu antes do aparecimento da espécie humana e, seja como for, é demasiado lenta par ser perceptível no lapso de uma vida humana. A evolução é um facto, pelo menos para os espíritos informados. Subsiste uma ligeira dúvida de que a selecção natural seja a única força motriz - pode não ser a única, mas é, definitivamente, a mais importante.
Ao fim de alguns milhões de anos pode ser difícil acreditar que determinado animal (X) teve origem noutro (Y). Porém, durante o processo evolutivo, em nenhuma geração o tipo predominante na população esteve longe do tipo modal da geração prévia ou da seguinte. Se recuarmos no tempo iremos reparar que os antepassados de X são ligeiramente diferentes dos actuais a que estamos habituados. Mas o ritmo da mudança será tão lento que não iremos perceber as alterações entre duas ou três gerações sucessivas (tal como não vemos uma criança crescer "em tempo real", e só mais tarde nos apercebemos que chegou a adulta).
Para quaisquer dois animais deve haver um caminho em gancho (cladogramas) a ligá-los, pois cada espécie partilha um antepassado comum com todas as outras; Tudo o que precisamos de fazer é recuar no tempo, de uma espécie para o antepassado partilhado, e depois contornar a curva do gancho e caminhar em frente, em direcção à outra espécie.
adaptado de "O espectáculo da vida" de Richard Dawkins

Sem comentários: