domingo, março 14, 2010

do Ensino...nestes tempos difíceis!

Eis um pequeno apanhado da entrevista a Carlos Fiolhais, professor da Universidade de Coimbra, e que consta na íntegra na Notícias magazine, nº 929 de 14 de Março.

Temos bons professores, que fazem, a maioria deles, por cumprir as suas obrigações num ambiente nada fácil...Têm de limpar-se os destroços dos últimos anos que resultaram das "batalhas" entre a anterior equipa ministerial e os professores.
É preciso que os professores tenham mais poder na escola. Diminuir o papel dos professores foi o pior que se podia ter feito. Há uma palavra que não se tem usado muito em Portugal e que se devia usar mais (o ME foge dela como o diabo da cruz) que é ensinar. A escola é um sítio onde se ensina.
Claro que também se aprende, mas para aprender é preciso que se ensine. Quase tudo aquilo que sei foi porque alguém me ensinou. A partir de certa altura já fui capaz de aprender por mim próprio, mas devo muito à escola e aos meus professores.

SERÁ?


Sem comentários: