terça-feira, dezembro 01, 2009

Os saltos da evolução_1

1. A origem da vida - Se recuássemos cerca de 4 biliões de anos veríamos o nosso planeta a cuspir magma por todo o lado e com uma atmosfera isenta de oxigénio. Foi nestas condições poucos propícias que a vida se originou. Contrariamente ao caldo orgânico defendido por Darwin, ela poderá ter surgido num affair químico entre átomos e moléculas, nas profundezas oceânicas das fumarolas hidrotermais.

2. A célula complexa - As bactérias - em especial as arqueobactérias - foram os únicos seres do planeta durante 3 biliões de anos. A célula eucariotica terá surgido por processos de simbiose entre ancestrais procariotas, em especial entre células hospedeiras e mitocôndrias/cloroplastos que passaram a viver dentro daquelas. Claro que a célula hospedeira teria de proteger o seu DNA dentro do núcleo, visto os hóspedes não serem de fiar...

3. O código genético -  A vida obedece a um código que estabelece as normas para traduzir a informação contida num gene e frabricar a sua proteína. Para que tal se verifique têm de ocorrer os fenómenos de transcrição e tradução. Dados recentes concluiram que a molécula primordial foi o ARN e não o ADN. Pensa-se que o ARN teve origem em nucleótidos (unidade básica dos ácidos nucleicos) formados nas chaminés hidrotermais. "Bastou" converter o ARN em ADN (mais fiável como armazém de informação); para tal foi necessário uma enzima, que é a mesma usada pelos retrovírus actuais...é possível que a vida tenha começado como um ciclo de vida retroviral. 

4. A fotossíntese - Os antepassados dos cloroplastos foram as cianobactérias. Estas tinham um pigmento verde - a clorofila - que absorve a radiação solar para quebrar as moléculas de água, libertar oxigénio (que foi enriquecer a atmosfera até então redutora) e electrões simultâneamente. Estes electrões disparados sobre o CO2 presente nas folhas das plantas permitiram a formação de glicose.

5. A locomoção - No final do Pérmico, há 250 milhões de anos, surgiram os músculos, máquinas que podiam transformar a energia química em mecânica. São formados por feixes de miosina, actina e ainda cinesinas. Todos eles encontram os seus antepassados nas bactérias móveis (batimentos dos  flagelos...). Continua o mistério sobre a célula eucariótica - será que esta desenvolveu a sua capacidade através de genes que já possuía ou através de cooperação com outras células? O que sabemos é que estes organismos já tinham mobilidade, caso contrário ter-se-iam extinguido.

Sem comentários: