segunda-feira, outubro 05, 2009

A Longa Caminhada


Um estudo recente mostrou que, após a génese da espécie humana, dois grupos populacionais divergiram na África subsariana há cerca de 95 000 - 150 000 anos. Um grupo ficou no Leste africano e o outro dirigiu-se para o Sul de África. O grupo do Sul de África deu origem aos ancestrais dos povos Khoi e San (os mesmos que Bartolomeu Dias  encontrou, em 1488, quando aportou à ilha Roben, ao largo da actual cidade do Cabo). O outro grupo deu origem a todos os outros povos não Khoisan, incluindo restantes africanos e não-africanos.
O grupo de Leste de África sofreu uma enorme expansão demográfica há cerca de 70 000 - 80 000 anos, tendo-se gerado muitas linhagens. Foram os descendentes de umas destas linhagens femininas do Leste de África - linhagem L3 - que empreenderam a migração "Out of Africa". Alguns dos descendentes da L3 ficaram em África, enquanto que os que migraram formaram dois ramos desigandos M e N. Assim sendo toda a diversidade mitocondrial observada fora de África  pertence a apenas estes dois supergrupos (M e N) de linhagens: A M dispersou-se em direcção ao este da Ásia; a N partiu em direcção à Eurásia e parte dela ao Este da Ásia.
Posteriormente deve ter ocorrido uma migração "Back to Africa" que levou ao povoamento do Norte do continente, o que explica que geneticamente as populações desta região sejam mais proximas às euroasiáticas do que às subsarianas. Daí em genética populacional se usar a classificação "subsariano" em vez de "africano".
Adaptado de O Património Genético Português

Sem comentários: