domingo, março 15, 2009

Instrumento Diabólico...


Há quatro séculos, nascia o invento que iria redefinir o nosso lugar no universo. Considerado na época, o instrumento mais diabólico da História, o telescópio abalou a sociedade até às raízes. Ao erguer os olhos para o céu, tinhamos ficado convencidos que éramos o centro da criação, e havia motivos para isso : da nossa perspectiva, tudo parecia girar em redor da Terra.
Sempre que alguém ousava desafiar esse conceito do mundo, a sua voz era amordaçada pelos poderes religiosos, até que, em 1608/1609, a venda nos caiu dos olhos.
O aperfeiçoamento de Galileu consistia numa lente convexa para a objectiva e outra, côncava, na ocular. Em 1611, o alemão Kepler foi o primeiro a usar duas lentes convexas que faziam os raios convergir no mesmo ponto. A configuração de Kepler é ainda utilizada em binóculos e nas máquinas fotográficas modernas, e é também a base do telescópio reflector.
Galileu foi demasiado longe: terminou os seus dias em prisão domiciliária e intelectualmente esquecido. Porém, no ano em que Galileu estava às portas da morte, nasceu a criança que iria completar a sua revolução. Isaac Newton deu-nos uma nova imagem do universo que sobreviviria 250 anos, até Einstein. Foi sobre a herança de Galileu que Newton inventou o telescópio, que constitui a base dos actuais. A inovação consisitia em usar espelhos em vez de lentes para reflectir a luz e formar imagens. Newton escreveu: "se consegui ver mais longe, é porque subi nos ombros dos gigantes". O Universo abria-se perante os nossos olhos em todo o seu esplendor!

Adaptado da Revista Super Interessante, nº 131, págs 53 e 54

Sem comentários: