domingo, janeiro 18, 2009

Interacção Génica

No inicio do século XX Bateson e Punnet encontraram resultados inesperados após cruzarem galinhas com várias formas de cristas. Sugeriram a existência de dois genes dominantes independentes P(ervilha) e R(rosa). Quando isolados são dominantes, mas estando os dois presentes, interagem, formando novos fenótipos.

Do cruzamento da crista ervilheira (PPrr) com a crista rosa (ppRR)surge um novo fenótipo - crista noz (PpRr) . Segundo a 1º lei de Mendel, todos os F1 seriam híbridos, mas de fenótipo igual a um dos progenitores - princípio da dominância.

Quando se cruzam dois "noz", (PpRr x PpRr) obtém-se a proporção 9:3:3:1 na F2, mas que difere dos cruzamentos de Mendel , pois existe apenas um carácter envolvido: a forma da crista.

Aparecem, também, 4 fenótipos distintos (de acordo com o princípio da segregação de Mendel, o cruzamento de dois híbridos - para uma característica - deveria originar dois fenótipos apenas).
As novas características (9/16 noz; 3/16 ervilhas; 3/16 rosa; 1/16 simples) são devidas às interacções entre os dois genes. As únicas galinhas de cujos genótipos se pode ter a certeza (apenas verificando o fenótipo) são as de crista simples (pprr).

Adaptado de A Genética; Morton Jenkins

Sem comentários: