sexta-feira, outubro 17, 2008

A cidade do Saber...

Por volta do ano 300 a.C iniciou-se em Alexandria (num sentido mais objectivo) a aventura intelectual que nos levou a outro patamar cultural. Descobriu-se um meio poderoso e elegante para compreender o Universo: um método chamado Ciência. Ela permitiu descobrir a grandiosidade desse universo, mas também perceber que ele era acessível à compreensão humana.
O último cientista a trabalhar na biblioteca foi... uma mulher, de seu nome Hipátia. No ano 415 d.C, Cirilo, arcebispo católico de Alexandria e um grupo de fanáticos seus partidários atacaram Hipátia, desmembraram-na e queimaram-na. Hipátia foi esquecida. Cirilo foi santificado!
A biblioteca foi destruída. Foi como se uma civilização inteira tivesse feito uma auto-lobotomia. A perda foi incalculável. A opressão e o medo de aprender suprimiram quase todos os vestígios da antiga Alexandria, e tivemos de esperar quase dois mil anos para redescobrir esse conhecimento. Onde poderíamos estar agora se tal não tivesse acontecido? A caminho das "estrelas", defendem alguns...

Adaptado de Cosmos; Carl Sagan

Sem comentários: