sábado, maio 17, 2008

A verdade segundo Karl Popper...

Segundo Karl Popper, uma teoria é controlável se existem ou podemos conceber testes que possam refutá-la. Falsificabilidade significa que uma teoria pode ser examinada, e no caso de não passar no exame, ser declarada falsa. Mas o oposto não significa que a teoria seja verdadeira. Podemos apenas afirmar que a teoria foi controlada sem ser refutada e nada mais.
O único objectivo dos testes a que submetemos as teorias é o de falsificá-las, não o de verificá-las (Á letra, o termo verificação significa tornar verdadeira uma teoria - do latim verum facere).
Como disse um fantástico professor, entre os muitos que tive o privilégio de ter, "metade" do que estava no nosso manual era verdadeiro e a outra metade era falso, não sabíamos era onde encaixar cada uma das partes...só o futuro - com a evolução do conhecimento - nos daría essa resposta!

2 comentários:

Rui Areal disse...

O mais curioso é que esta máxima se aplica até às certezas mais fundas do ser humano. E ainda existem pessoas que matam, roubam e magoam em nome delas...

José Lourenço disse...

Totalmente de acordo...tarda em a humanidade aceitar a sua insignificância na complexidade do cosmos! Como disse Carl Sagan: "somos, apenas, pó das estrelas"...