quinta-feira, janeiro 31, 2008

Manipulação genética e vida artificial ...

O director do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), Alexandre Quintanilha, considerou esta sexta-feira que a criação do genoma de bactéria por manipulação genética pode ser um passo importante no processo de criação de vida. "Este pode ser o primeiro passo para a síntese artificial de qualquer coisa que um dia possa vir a ser vida completa", afirmou o investigador português, admitindo, no entanto, não ter informação detalhada sobre a descoberta revelada quinta-feira pela revista Science.
Esta publicação científica revelou que investigadores norte-americanos do Instituto Venter conseguiram criar, em laboratório, o primeiro genoma sintético de uma bactéria, um passo considerado crucial para a criação de uma forma de vida artificial.
Se for possível começar a construir cromossomas novos a partir do seu material químico e fazer um DNA a partir dos seus componentes químicos, isso será um passo importantíssimo", afirmou. Para Alexandre Quintanilha, essa evolução científica será "um passo muito importante para demonstrar que a vida pode ser criada a partir dos seus componentes".
"Se mostrarmos que a vida pode ser criada a partir dos seus componentes individuais, que não é preciso algo que não sabemos muito bem o que é e que chamamos alma para dar vida a um conjunto de componentes químicos, isso seria extraordinário", frisou.. Alexandre Quintanilha afastou ainda eventuais receios que possam surgir dos avanços registados". "Eu tenho mais medo da clonagem cultural do que da clonagem genética", salientou o director do IBMC.
TvNet/Lusa

Sem comentários: